O crescimento no setor de Tecnologia da Informação foi de 10% neste ano e, para acompanhar o excelente resultado, os trabalhadores da área estão solicitando o reajuste salarial de 10% para 2014.

Durante as 12 assembleias realizadas em todo o estado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo (Sindpd), 14 cláusulas foram modificadas e três foram acrescentadas.

Além do aumento do salário, a categoria também espera conquistar outros benefícios como subsidio para cursos de especialização e pós-graduação que possam aprimorar os conhecimentos usados nas funções desempenhadas nas empresas. 

Uma das principais exigências diz respeito ao piso salarial. A nova proposta prevê o reajuste de 12%. Também foram acrescentados outros dez novos pisos de acordo com cada função desempenhada.

"É importante criar pisos de acordo com a função realizada para garantir a linearidade do mercado e reduzir a rotatividade, que é maior na faixa que possui menor remuneração e qualificação", afirma o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

A pauta será entregue ao sindicato patronal da categoria. As negociações entre a categoria terão início em janeiro. De acordo com Neto, o setor de TI continua crescendo e os profissionais da área precisam ter o retorno desse resultado.

 "Vamos para a mesa de negociação para consolidar e ampliar os direitos e benefícios dos trabalhadores de TI. O setor continua crescendo e isso precisa retornar aos profissionais como melhorias nas condições de trabalho e remuneração. Além disso, o déficit de mão de obra ainda é um obstáculo, que só será sanado quando o setor for atrativo a novos profissionais", conclui Neto.