Nesta quarta-feira (4), a fabricante russa de modems Yota Devices lançou o seu primeiro smartphone. A empresa pretende levar o seu aparelho ao mundo todo e ainda acredita que ele possa conquistar os consumidores, fazendo frente com os principais rivais.

A Yota Devices possui sede em Moscou e tem como objetivo vender o seu novo aparelho em 20 países no próximo ano, após estrear este ano na Rússia, Áustria, França, Alemanha e Espanha.

"Se tivermos acertado, ficaremos felizes pois de dois a três anos todos vão nos copiar", disse o presidente-executivo da Yota, Vlad Martynov.

"Assumimos um enorme risco. (…) Acreditamos sinceramente que os smartphones nunca mais serão iguais", disse recentemente um representante da Yota. 

O YotaPhone foi montado na China e os seus componentes foram fabricados no Japão e Taiwan. O aparelho possui como diferencial uma tela de LCD iluminada de um lado e uma tela de papel eletrônico projetada para imitar a aparência de tinta comum em papel do outro, esta fica sempre ligada.

A tela de papel pode exibir as mensagens de texto e também informações de mídia social, além de mapas, previsão do tempo, notícias, etc.

O aparelho conta com o sistema operacional do Google, o Android, processador Dual-core de 1.7GHz e câmera de 13 megapixels. O YotaPhone poderá ser adquirido por 19.990 rublos (US$ 600) em lojas da Rússia.