De acordo com dados da IDC, as vendas de tablets no Brasil no terceiro trimestre do ano somaram 1,8 milhões de unidades. Levando em consideração o mesmo período de 2012, uma alta de 134%. Porém, se comparado ao segundo trimestre, um recuo de 2%.

O quarto trimestre deverá ser mais promissor, com a chegada do final do ano as vendas devem atingir 2,6 milhões de unidades, acreditam os analistas.

"O crescimento da base instalada será muito grande nos próximos anos, porém a partir de 2014 os crescimentos devem entrar em um patamar de dois dígitos de aumento", diz o analista da IDC Pedro Hagge.

A IDC explica o motivo da queda das vendas de tablets em relação ao trimestre anterior. Conforme a consultoria houve um aumento muito grande pelo Dia das Mães.  "O setor pode passar por um período de sazonalidade, assim como ocorre com o mercado de celulares", aponta o gerente de pesquisas da IDC Bruno Freitas.

A maioria dos aparelhos vendidos contam com o sistema operacional Android (95%). Quanto ao valor pago pelos dispositivos, 63% deles custaram menos de R$ 500. Já os tablets com valores entre R$ 500 e R$ 1000 representam 22% das vendas. O valor médio de compra de cada tablet ficou em R$ 610.