Na terça-feira (26), a China anunciou que irá lançar no início de dezembro a sua primeira sonda espacial para pousar na Lua. Ela será responsável por deixar um veículo de exploração teleguiado, o "Coelho de Jade".

"As dificuldades técnicas e os riscos envolvidos na realização da missão serão altos", disse o porta-voz da Administração de Estado da Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional, Wu Zhijian, em entrevista transmitida ao vivo pela televisão estatal chinesa.

O nome escolhido para o veículo de seis rodas é em referência à mitologia chinesa. Conforme a lenda, o Coelho Lunar (ou Lebre da Lua), habita na Lua, onde tritura o elixir da imortalidade nas suas crateras. O animal conta ainda com a companhia da deusa chinesa da Lua Chang’e.

A Missão, denominada Chand’e-3, deverá fazer com que a primeira sonda chegue à Lua. A China também pretende ser o primeiro país da Ásia a enviar um homem à Lua.

O Coelho de Jade será equipado com painéis solares para gerar a sua energia. O veículo também irá enviar para a Terra imagens tridimensionais de seu satélite além de realizar análises científicas.

Fonte: G1