Na quarta-feira (20), a Agência Espacial Americana (Nasa) anunciou que um dos satélites lançados na noite de terça-feira foi projetado por estudantes do ensino médio. Na ocasião, 11 satélites foram lançados ao espaço.

O satélite TJ3Sat foi projetado pelos alunos do instituto Thomas Jefferson para a Ciência e a Tecnologia de Alexandria (Virgínia). Ele contém um módulo sintetizador de voz capaz de ler textos em voz alta e ainda pode enviar textos ao satélite, após serem baixados pela internet.

A inciativa faz parte da quarta missão Decolagem Educativa de Nanosatélites da Nasa, sendo que juntamente ao instituto participam nove universidades americanas e também um centro da Nasa. 

Os satélites que foram enviados pela Nasa são denominados "nanosatélites". Eles possuem forma cúbica e 10 centímetros de cada lado, com volume de 0,95 litros, com peso máximo de 1,36 quilos. Os satélites são usados em missões científicas, tecnológicas e educativas.

De acordo com o administrador associado de educação da Nasa em Washington, Leland Melvin, disse que os satélites oferecem às "melhores e mais brilhantes mentes jovens" a oportunidade "de descobrir a emoção da exploração espacial ao mesmo tempo que enfrentam os desafios tecnológicos e de engenharia".

"Os avanços da comunidade de satélites cúbicos está permitindo uma aceleração da tecnologia de voo que se estenderá pela indústria aeroespacial", afirmou o diretor da divisão de Sistemas Avançados de exploração da Nasa, Jason Crusan, que supervisiona o funcionamento deste programa.

Segundo Crusan, "nossas futuras missões se apoiarão no que esta comunidade fez".