Nesta terça-feira (05), a Índia deu início a sua primeira missão a Marte. O lançamento do satélite orbitário, que ocorreu às 14h38 (7h08 de Brasília) do Centro Espacial Satish Dhawan em Sriharikota, no estado sulista de Andhra Pradesh, foi um sucesso, e foi retransmitido ao vivo pelas televisões locais.

A espaçonave Mangalyan ficará na órbita terrestre até o dia 1º de dezembro, depois iniciada a sua viagem de 300 dias até o Planeta Vermelho. A chegada está prevista para acontecer no dia 24 de setembro de 2014, após percorrer 400 milhões de quilômetros.

Esse é o início modesto para nossa missão interplanetária" , disse Deviprasad Karnik, porta-voz da Organização Indiana de Pesquisa Espacial.

O veículo responsável pela missão, leva consigo cinco instrumentos para estudar a superfície do planeta, bem como a topografia e a atmosfera de Marte.

"Orbitar Marte é um desafio por si só", disse ao jornal local The Times of India o presidente da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês), K. Radhakrishnan, que acrescentou que haverá "missões maiores depois".

Índia inicia viagem para estudar superfície de Marte

Vale notar que se a Índia conseguir finalizar a missão, o país será o primeiro da Ásia a chegar ao Planeta Vermelho. Até agora, somente os Estados Unidos, Rússia e União Europeia conseguiram o feito.

No ano passado a Índia comemorou 50 anos do início de seu programa espacial. O seu primeiro lançamento aconteceu em 1975, ocasião que foi enviado ao espaço o satélite Arybhatta, usando um foguete russo.