Oficina da Net Logo

Sonda da Nasa tentará descobrir como Marte perdeu sua atmosfera

Nasa lançará sonda para estudar Planeta Vermelho. Os pesquisadores pretendem descobrir como Marte deixou de ser quente e úmido.

Por | @oficinadanet Ciência Pular para comentários

A Agência Espacial Americana, Nasa, irá lançar uma sonda para tentar desvendar como Marte perdeu sua atmosfera, em suma, por que o Planeta não evoluiu.

A nave deve ser lançada do Cabo Canaveral, Flórida, às 15h28 (horário de Brasília), se as condições meteorológicas permitirem.

Estudos revelaram que o Planeta Vermelho já teve muito azul no passado. Também foram encontradas substâncias que só se formam na presença de água líquida. De acordo com simulações por computador, Marte abrigava rios, lagos e até mesmo um oceano.

Leia também: Leia em destaque: Smoot, a piada que virou uma medida do Google.

A atmosfera de Marte também seria totalmente diferente da encontrada atualmente, ou seja, mais quente e densa, propícia para a formação de vida. Os cientistas querem agora descobrir o que deu errado com o nosso vizinho.

A missão, nomeada de Maven, sigla em inglês para Evolução da Atmosfera e Voláteis de Marte, contará com instrumentos como magnetômetro, espectrômetros e detectores de elétrons, íons e outras partículas do Sol.

Conforme estudos, o Sol também teve grande influência na destruição da atmosfera de Marte.

Você tem Telegram? Então inscreva-se grátis aqui no canal do Oficina da Net e recebe todas as notícias pelo mensageiro.

MAIS SOBRE: #marte  #sonda  #nasa