Na quarta-feira (13), a Agência Espacial Americana, Nasa, divulgou um vídeo que exibe Marte quando era jovem. Na simulação feita pelos cientistas, há bilhões de anos atrás, mostra Marte totalmente diferente do que se conhece hoje, com uma densa atmosfera quente e ainda com oceanos. O vídeo exibe a transição úmida para a realidade seca.

"Existem canais na superfície do planeta que, assim como na Terra, são consistentes com uma erosão superficial causada por fluxos de água. Os interiores de algumas crateras possuem bacias, sugerindo a presença de lagoas, com alguns canais que sugerem o fluxo de água para dentro e fora da cratera. Alguns minerais presentes na superfície só podem ser produzidos na presença de água líquida, como hematita e argila", diz Joseph Grebowsky, pesquisador do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa e integrante da missão Maven.

No vídeo é possível acompanhar a passagem desses bilhões de anos, quando a água desaparece e o planeta se torna frio e seco. A atmosfera também perde o seu azul.

Os cientistas ainda não tem certeza se o Planeta Vermelho teve água tempo suficiente para desenvolver vida. Do mesmo modo, não há uma certeza para tal transição.

Na próxima segunda-feira (18), a nova sonda da agência, a Maven, será lançada para investigar a mudança no clima de Marte.