O filme Gravidade, recentemente lançado, apesar de ser apontado como o "melhor filme espacial já feito" cometeu algumas gafes. De acordo com astronautas, para ficar ainda mais realista, na cena em que a atriz Sandra Bullock aparece usando roupas íntimas, ela deveria usar fraldas.

Chris Hadfield, o astronauta que ficou conhecido por expor de forma divertida a vida no espaço através das redes sociais, foi uma das pessoas que afirmou que o uso de fraldas daria um tom mais real à cena.

"Por dentro do nosso traje espacial, nós vestimos uma 'fantasia de Halloween', que é uma roupa com líquidos de arrefecimento. E nós usamos um tipo de fralda. Você está lá, suando por oito horas, seu cabelo parece pelo de rato. Você não se parece com um modelo de cuecas", disse Hadfield em uma entrevista a Conan O’Brien.

Apesar da crítica, o astronauta disse também que as cenas externas são muito autênticas e que este é o melhor filme do espaço já realizado. "Há partes que são muito realistas. Aliás, o visual é melhor do que de qualquer outro filme sobre espaço. Visualmente, é muito parecido com a caminhada espacial".

"Embora tenha ficado bonito nela, na realidade isso nunca poderia acontecer", disse Marcos Pontes. "Dentro do macacão usamos uma fralda, pois temos que ficar de 6h a 8h trabalhando e tirar o traje não é tão fácil assim, apesar de em gravidade zero ser melhor. Depois usamos uma roupa térmica e um macacão bem colocado, tipo tela, por onde passam os tubos com água que circulam pelo corpo todo. No espaço, a temperatura do traje pode variar de 120 graus positivos a menos 100, fazendo com que o sistema de refrigeração e aquecimento seja imprescindível", completou o astronauta brasileiro.

O filme estreou no Brasil na última sexta-feira (11) e conta a história de dois astronautas americanos perdidos na órbita da Terra após uma chuva de detritos espaciais atingir a nave. Para quem ainda não viu, aqui está o trailer: