Na noite da segunda-feira (4), a página do Facebook do grupo Anonymous Rio foi invadida. A foto de capa foi alterada por uma em que aparece personagens cobrindo apenas um  dos olhos, semelhantes aos piratas. Na imagem principal, que exibe a máscara de Guy Fawkes, foi colocada uma tarja preta contendo a mensagem "censurado".

Os invasores não foram identificados. Porém, deixaram uma mensagem na página dizendo que não há responsáveis e que o ato é o meio de criticar a "hipocrisia" da página.

"Antes que nada prestar alguns esclarecimentos. Nenhum grupo assumiu este ataque, porque não foi nenhum deles. Somos só pessoas indignadas, inconformadas com a hipocrisia que esta página mantinha", comenta uma das postagens na página hackeada.

Algumas horas após o ocorrido foi criada uma nova página do grupo, denominada "Anonymous Rio - Fase 2". De acordo com os administradores a página antiga havia sido invadida e ninguém assumiu a culpa e somente os administradores foram excluídos.

Conforme os membros do Anonymous na rede social, a invasão foi totalmente infantil, no entanto, eles dizem que foram alertados no mês anterior sobre um possível ataque por parte de "forças do Estado".