O Google começou a disponibilizar um serviço ainda mais completo de buscas, o Google Helpouts (mistura de help, que é ajuda em inglês, com o mensageiro Hangouts).

A nova ferramenta oferece ajuda para qualquer tipo de pergunta, desde como consertar um eletrodoméstico queimado a resolver um exercício de matemática.  O serviço está sendo disponibilizado ao vivo e através de vídeos também.

O Helpouts foi lançado em agosto desde ano e usa as conferências via Hangouts para que o usuário possa tirar dúvidas e resolver problemas com a ajuda de especialistas, oferecendo dicas e também conselhos sobre um determinado tema.

No serviço o usuário pode escolher de quem quer ajuda, baseado nas categorias, preço e especialização do "ajudante". Entre os temas é possível encontrar soluções em arte e música, eletrônicos, culinária, educação, moda e beleza, fitness e nutrição, saúde e tarefas de casa, como jardinagem.

Os valores cobrados variam de acordo com cada dúvida, algumas soluções de questionamento são gratuitas, outras, mais completas, como aulas de algum instrumento musical, por exemplo, custam por hangout ou por minuto.

Qualquer pessoa pode se inscrever para aprender ou ensinar, para isso é necessário especificar quais são suas habilidades, interesses, qualificações etc  (Por enquanto esta parte ainda está restrita para convidados). O pagamento deve ser feito através do Google Wallet e a companhia fica com 20% do lucro, porém, se o usuário do serviço não ficar satisfeito com a aula o Google devolve o dinheiro.

Vale notar que os vídeos não podem ser vistos novamente, então o ideal é conferir os horários para não perder as conferências.

Os conteúdos estão todos em inglês e por enquanto ainda há poucos colaboradores, com horários escassos. A tendência é que com o tempo a situação melhore, e aquela dúvida que não pode esperar possa ser resolvida na hora.

Veja o vídeo de lançamento: