Japoneses criam robô ultra rápido capaz de vencer humanos em joquempô

Robô japonês é capaz de vencer humanos em jogo joquempô.

Por Tecnologia Pular para comentários
Japoneses criam robô ultra rápido capaz de vencer humanos em joquempô

Cientistas japoneses desenvolveram um robô muito veloz que joga joquempô, também conhecido como pedra-papel-tesoura. De tão rápido, sempre vence os humanos.

Janken, como foi batizado o robozinho, é uma versão mais rápida de outro robô que havia sido exibido pela Universidade de Tóquio em junho do ano passado.

O atual robô apresenta a escolha feita praticamente ao mesmo tempo do que a mão de uma pessoa.

O robô não faz uso da previsão, mas sim utiliza reconhecimento e reação em alta velocidade.  Ele leva apenas um milissegundo (um milésimo de segundo) para reconhecer qual a forma que a mão humana escolheu, com isso, ele opta pela forma vencedora e reage em uma velocidade extrema, quase ao mesmo tempo.

"Estes robôs são realmente rápidos na reação, mas há cenários em que até mesmo um atraso de apenas um milissegundo não é aceitável, como na prevenção de acidentes ou mercados de ações virtuais", disse à BBC Sethu Vijayakumar, professor de robótica da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

"Nestes casos, precisamos combinar a reação em alta velocidade com a previsão em alta velocidade, usando teoria de jogos e padrões de comportamento", acrescentou.

Os pesquisadores do Laboratório Ishikawa Oky, que faz parte da Universidade de Tóquio, são especializados em várias tecnologias, incluindo o chamado "sensor de fusão", que tem como objetivo replicar e melhorar os sentidos humanos utilizando robôs inteligentes de alta velocidade.

Veja o vídeo:

Mais sobre: robô, japoneses, janken
Compartilhe com seus amigos:
Rafaela Pozzebom
Rafaela Pozzebom Graduada em Letras pela UFSM e especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação aplicadas à educação
FACEBOOK //
Quer conversar com o(a) Rafaela, comente:
Carregar comentários
Últimas notícias