O Google está trabalhando em mais um projeto ultrassecreto. Desta vez, longe de seus escritórios e laboratórios, mas sim, na região portuária de São Francisco, no Vale do Silício americano. De acordo com a Reuters, de tão misteriosa a plataforma flutuante, um funcionário da guarda costeira e um inspetor de uma agência do Estado da Califórnia tiveram que assinar um documento se comprometendo em não revelar o que existe exatamente no local.

A balsa, que está atracada na região da Treasure Island da baía, uma antiga base militar, abriga uma construção de quatro andares, com vários containers brancos. No topo é possível ver estruturas semelhantes a antenas.

O site CNET cita que a estrutura pode ser um possível data center flutuante. A TV local KPIX, por sua vez, acredita que será uma loja do Google Glass, apesar da aparência não apontar para isso.

O mistério não para por aí, uma estrutura semelhante foi vista na baía de Portland, no estado de Maine, que fica no lado oposto ao país. Os dois locais estão em nome da empresa By and Large, diz a mídia local.

Google estaria construindo um Data Center flutuante

Larry Goldzband, o diretor-executivo da Comissão de Conservação e Desenvolvimento da Baía de São Francisco, disse à Reuters que nos últimos meses a sua agência teve várias reuniões com funcionários do Google sobre a barca.

O Google não se manifesta sobre o projeto, nem mesmo confirmou que a construção pertence a companhia. Não é possível chegar perto do local, já que está trancado com grades e correntes. Além disso, há guardas que circulam no entorno da ilha.

De acordo com Reuters, um inspetor que disse que precisava fazer um serviço no Building 3, hangar onde algumas das primeiras obras foram feitas, precisou deixar o seu celular do lado de fora e ainda assinar um acordo de confidencialidade.