Uma empresa da Austrália está usando drones para agilizar a entrega de seus pedidos. A Zookal, loja de empréstimo e compra de livros, fechou parceria com a startup Flirtey para poder entregar os pedidos dos clientes minutos depois que a encomenda foi realizada.

"Drones tem essa conotação negativa", disse o fundador e CEO da Zookal, Ahmed Haider, ao Mashable. "Queremos inseri-los em usos comerciais e mostrar que eles podem ter um impacto muito positivo."

O funcionamento é bastante simples: Após o usuário realizar uma compra através de um aplicativo para smartphone Android e selecionar a Flirtey como modo de entrega. O pedido é enviado através de um drone, e após alguns minutos, o cliente recebe a sua encomenda com total segurança. Vale notar que o trânsito do pedido pode ser acompanhado através do Google Maps.

Os drones podem transportar até 2 quilos e foram projetados com alta tecnologia, com isso, eles possuem a capacidade de desviar árvores, pássaros, casas, enfim, são contra colisões. Além de tudo, o custo de energia é reduzido. Atualmente o valor para entrega é de 29,95 dólares australianos (cerca de R$ 60), porém, deverá chegar a 2,99 dólares australianos (cerca de R$ 6), disse o The Sydney Morning Herald.

Os drones, por enquanto, entregarão apenas livros didáticos e também outros materiais educativos em um raio de mais de 900 metros de um centro de expedição. Porém, de acordo com o CEO da empresa, a ideia é que o método de entrega se estenda ainda mais, ou seja, para 5 ou 10 quilômetros.

No futuro, Haider acredita que os drones poderão transportar qualquer produto, como roupas, comidas, e até sangue para os hospitais.

"As pessoas ficam espantadas quando veem os drones", disse Haider ao site. "Mas todas as tecnologias parecem um pouco loucas antes de se tornarem mundiais. Décadas atrás, viajar de avião era visto como absurdo, e olha como é comum hoje em dia."

As entregas oficiais através de drones terão início a partir de março de 2014 para estudantes australianos. Por enquanto, o método ainda está na fase de testes.

"É muito, muito eficiente", disse ele. "Não há nenhuma razão de não vermos qualquer coisa que você compra online enviado por drones".