De acordo com empresas de pesquisas, o mercado de computadores registrou queda nas vendas pelo sexto trimestre consecutivo no mundo.

A consultoria Gartner revelou que as vendas de computadores no terceiro trimestre, entre julho e setembro, tiveram queda de 8,6% e ficaram em 80,3 milhões de unidades. A IDC, por sua vez, disse que a queda foi de 7,6%, com venda de 81,6 milhões de unidades.

O terceiro trimestre do ano sempre foi marcado por um aumento no mercado de computadores, levando em consideração que estudantes e professores costumam investir em novos aparelhos nesta época do ano. Porém, tais vendas não ocorreram. Um dos motivos para isso seria o fato de que eles estão em busca de aparelhos mais práticos, como os tablets.

"A mudança dos consumidores de PCs para tablets para o consumo diário de conteúdo continua a diminuir a base instalada de PCs nos mercados maduros e emergentes", aponta o analista principal da Gartner, Mikako Kitagawa. "Uma maior variedade de tablets Android com preços menores atraiu compradores de primeira viagem em mercados emergentes e como aparelhos complementares em mercados maduros."

"Seja pela economia fraca ou por serem mais seletivos em seus investimentos de tecnologia, os consumidores continuam a avaliar as opções e a adiarem as substituições de computadores", afirma a analista da IDC, Loren Loverde. "Apesar de estar um pouco melhor do que a expectativa, e do trabalho sendo feito em novos designs e integração de recursos como touch, os resultados do terceiro trimestre sugerem que ainda há uma grande chance de que veremos outra queda nos envios mundiais de computadores em 2014."

Entre as fabricantes que registraram um maior número de vendas, a IDC destacou a chinesa Lenovo, que é a líder em vendas no setor com 17,3% do mercado. Em seguida aparece a HP, que teve crescimento de 0,4% tem 17,1% de market share.

 A Dell ficou na terceira colocação no estudo, com 11,7% do mercado e alcançando crescimento de 0,3% em relação ao trimestre anterior. Acer e Asus estão na quarta e quinta posições, respectivamente, e registraram as maiores quedas nas vendas. A Acer teve queda de 34,5% mundialmente no mesmo trimestre em 2012, enquanto a Asus teve 34,1% de redução.