Atualmente, o índice de desempregados no país é muito grande. Porém, tem a quantidade de pessoas que estão à procura de um novo emprego é muito grande, é necessário ter um currículo muito bem preparado. Para isso é bom que você tenha investido bastante tempo na preparação do seu currículo para que ele não se torne comum ou desatualizado, afinal ele pode ser a sua porta de entrada para uma grande empresa.

Os bons currículos devem ser consistentes e bem objetivos, evitando passar informações que não tenham algo a ver, diretamente, com a vaga que esteja concorrendo. Um exemplo deste erro é colocar uma experiência profissional em outro ramo ou até mesmo um curso em outra área completamente diferente ao da vaga concorrida. Outro item que devemos ter bastante atenção na hora colocar no currículo é as nossas informações pessoais. Os números de documentos e a religião são dois itens que não são necessários ter em um currículo, a não ser é claro que a empresa lhe peça.

Confira a seguir, uma lista com 10 itens que não devem fazer parte do seu currículo:

1º - Erro de gramática

Tenha certeza que isso é o mais importante. Seu currículo NUNCA, em nenhuma hipótese, deve conter erros de gramática ou qualquer outro tipo de erro de português. Quer for ler currículo, ficará uma imagem de uma pessoa sem conhecimento do próprio idioma. Esse é um tipo de falha que reflete, diretamente, no seu perfil profissional. Tenha bastante atenção, também, nos erros de coerência textual. Estas informações devem fazer todo o sentido para o entrevistador. Para evitar erros, peça a algum amigo ou professor para conferir o currículo antes de envia-lo para a empresa ou entrevistador, ou confira você mesmo, várias vezes o currículo.

2º - Não coloque várias experiências profissionais

Não coloque experiências de trabalho irrelevantes. Por exemplo, aquela primeira oportunidade de emprego em um pequeno comércio ou como ajudante na prestação de algum serviço enquanto estava na faculdade, nem sempre servem como uma boa experiência profissional. Isso enche muito o currículo, algo que não é bom (você verá sobre isso mais abaixo).

3º - Evite colocar informações pessoais

Evite colocar informações pessoais, como o número do RG ou CPF, ou até mesmo seu estado civil e sua religião. Caso seja necessário o entrevistador lhe perguntará.

4º - Não se promova

Se promover quer dizer: fazer propaganda de você mesmo. Vários currículos por aí parecem mais propagandas particulares do que uma lista de sua trajetória profissional. Isso não quer dizer que você não tenha que colocar sobre prêmios ou gratificações que você recebeu, mas oque conta é a maneira com que essas informações são apresentadas e a ênfase que você da a elas. Ao invés de focar somente em você, de maior importância em destacar as suas conquistas.

5º - Evite colocar um objetivo

Nem sempre é bom colocar o objetivo profissional. Se você está procurando por uma vaga na empresa, em certo setor, é lógico que você pretende conseguir um emprego com aquelas características.

6º - Não colocar com muitas folhas

Não tente preencher espaços em branco com várias atividades escolares, ou algo do gênero, para compensar a falta de experiência profissional. Ao contrário, procure focar em outras experiências relacionadas ao emprego, como um intercâmbio ou trabalho voluntário. Isso enriquece bastante seu currículo. O essencial é que o seu currículo não tenha mais de 2 folhas.

7º - Evite e-mails estranhos

Se você for colocar seu endereço de e-mail no currículo, evite ao máximo colocar endereços estranhos, como por exemplo [email protected]. Se for necessário colocar e-mail, procure criar um e-mail novo, usando apenas seu nome e sobrenome.

8º - Referências profissionais

Somente de referências profissionais se o empregador solicitar. Divulgar os números e e-mails de um antigo chefe sem avisá-lo, é considerado uma falta de respeito. A coisa piora se você ainda trabalha para alguém e coloca o seu nome como referência pessoal.

9º - Nunca minta

A pior coisa que pode ter em seu currículo, é uma mentira. Este é outro item que em nenhuma hipótese, sobre nenhuma circunstância deve conter no seu currículo. Imagine a situação: o entrevistador lhe pergunta algo sobre uma informação, falsa, e você vai responder o que? Vai mentir novamente? Não é um bom modo de começar um novo emprego, concorda?

10º - Pretensão salarial

Não é muito bom colocar a pretensão salarial em seu currículo. Isso pode te atrapalhar, e muito, na hora da entrevista de emprego, se a empresa tiver um salário melhor para este cargo, e você já tiver, digamos que, satisfeito com um salário melhor por que a empresa lhe daria um salário mais alto? Mas nem todas as empresas são assim, este item fica a sua escolha de coloca-lo ou não.