O currículo de um profissional nada mais é do que um cartão de visita, onde ele estará destacando seus serviços, o currículo deve conter alguns pontos fundamentais para que você possa de fato chamar a atenção e conquistar a tão sonhada vaga de emprego.

Foto

Foi o tempo em que se tirava foto em preto e branco, tome cuidado ao colocar sua foto, mantenha a mesma atualizada, e claro com boa resolução, pois o interessado em posterior entrevista pode relacionar este fato ao ato de profissional descuidado. E como a foto nada mais é do que a sua imagem, que tal cuidar de sua imagem com zelo, utilize a mesma somente quando solicitado, pois a inserção de imagens no seu currículo torna este mesmo arquivo mais pesado quando enviado por e-mail e talvez rejeitado por este motivo. 

Dados pessoais

Tome cuidado com suas informações pessoais, informe dados relacionados a números de documentos somente quando solicitado no ato de uma contratação, evite o uso principalmente na internet onde golpes crescem a cada dia, ao passar estas informações para empresas interessadas, pesquise antes sobre a mesma. 

Cursos de qualificação

No currículo de apresentação é padrão você citar os cursos que você já tens, porém tome cuidado com informações em excesso, do tipo curso de informática realizado em 1999, pois é natural hoje o conhecimento em informática, se tornando fundamental e não mais um critério de avaliação importante como em 1999.

Modelo de currículo

É difícil apontar um modelo padrão, mas através de um editor de texto não utilize cores diferentes no texto e nem use imagens tais como logotipo de empresas anteriores, além de ser proibido é um erro fatal para análise e na questão de fontes use sempre a mesma, a indicada é a fonte Arial no tamanho 16.

Ortografia

Um dos erros mais comuns identificados por profissionais de RH. Avalie seu currículo de maneira crítica, observando erros que podem dar outra tradução ou ser identificada pelo entrevistador e descartado no ato por este motivo, erros de ortografia são considerados como inadmissíveis em uma avaliação, dependendo do cargo este mesmo erro torna-se o motivo da não contratação. 

Objetividade

Para qual vaga ou área de trabalho você está buscando emprego? Ser objetivo é informar com clareza e ao mesmo tempo de maneira simples, sem infinitos argumentos, o que torna o currículo um Atlas profissional, ao invés de ser analisado pelo currículo seja contratodo pelo mesmo e não nunca confunda o entrevistador com histórias do além.

Pretensão Salarial

Tome cuidado quando colocar a sua pretensão, é muito comum o profissional se valorizar acima da média do mercado, sempre querendo mais e mais, porém este método pode ser sim, um tiro no pé do candidato, use somente quando solicitado e claro, faça uma pesquisa de mercado antes de indicar o quanto gostaria de ganhar.

Identifique seus valores

Você já notou que na televisão, todos os comerciais sempre relacionam um produto ou serviço com algo que lhe valorize? Seja no preço ou na Qualidade, portanto seja também objetivo a destacar suas Qualidades, tais como competências para realizar determinadas funções.

Informações verídicas

Tome muito cuidado ao informar sobre tal conhecimento, pois estas informações com certeza serão consideradas em posterior entrevista e testadas também, portanto mentir no currículo é a mesma coisa que se enganar e perder tempo na sua busca por recolocação.

Tamanho do currículo

Novamente volto a este item como fundamental, por mais que um profissional seja experiente, colocar a sua vida profissional em um papel é complicado, tornando este currículo menos atraente, portanto seja objetivo nas informações sem excessos. 

Motivos de demissão

Nunca mencione o motivo de sua demissão anterior, pois estas informações serão solicitadas em entrevistas, seja novamente objetivo informando a data de entrada e saída, e claro, informações como esta devem ser claras e nunca usadas como alvo de reclamação perante ao entrevistador.

Portanto use destas ferramentas para alcançar seus objetivos profissionais e nunca pecar no ato de se apresentar, seja cauteloso com informações não reais e determine em sua busca, um prazo e forma que a sua contratação irá acontecer.Boa sorte e sucesso!