Entre o mês de abril e junho deste ano a venda de tablets no Brasil alcançou a marca de 1,92 milhão. Se comparado ao mesmo período do ano anterior, o número representa um aumento de 151%. De acordo ainda com a IDC, que divulgou o resultado, 95% dos aparelhos comercializados contam com o sistema operacional do Google, o Android.

A maioria dos tablets que foram comercializados neste período (55%) , é de baixo custo,  isto é, com preço de até R$ 500. Vale notar que o valor médio dos tablets vendidos neste período sofreu queda, ou seja, de R$968 para R$628.

"Apesar do domínio dos equipamentos mais baratos, vale a pena salientar que os fabricantes estão fazendo investimentos para melhorar a qualidade e evitar a frustração dos consumidores. Em médio prazo, isso deve levar a uma elevação no preço médio dos tablets", afirma Pedro Hagge, analista da IDC.

O estudo da IDC indica também que no segundo trimestre do ano, os tablets foram os responsáveis por ocupar 35% do mercado de computadores, ficando atrás apenas dos notebooks, com 38%. Os desktops atingiram apenas 27%.