A NASA irá iniciar em dezembro um projeto antigo: plantar os seus próprios alimentos no espaço. De acordo com o The Verge, a plantação terá início no mês de dezembro deste ano.

O sistema chamado de VEGGIE (de Vegetable Production System) teria a capacidade de gerar seis plantas de alface que cresceriam com o auxílio de lâmpadas LED rosa. Em um mês, os vegetais estariam prontos para consumo.

A NASA já teria realizado vários testes para o crescimento de vegetais no espaço, a gravidade, então, não seria um obstáculo para o desenvolvimento dos vegetais.

O grande problema em questão seria sim o aparecimento de micróbios no espaço, com isso, durante o crescimento dos vegetais seriam realizados vários testes antes de servirem de alimento aos astronautas.

Após a primeira colheita de alface, outros legumes, como rabanetes e ervilhas, devem também ser cultivados no espaço.

A ideia surgiu após o astronauta Don Pettit  plantar uma abobrinha durante a estadia na ISS. O cultivo no espaço poderia ser uma excelente alternativa de facilitar e também baratear a alimentação no espaço.

O método que é usado atualmente é considerado muito alto. Por exemplo, para enviar um quilo de comida da Terra para os astronautas na ISS tem custo de 10 mil dólares.