Nesta segunda-feira, 26 de agosto, o site Yahoo, informou que fechou a compra da IQ Engines, para adicionar ao seu serviço de fotos Flickr. O IQ Engine é um startup de reconhecimento de imagens.

No site oficial do IQ Engines nesta segunda-feira trazia a seguinte mensagem: "A IQ Engines se juntará a equipe do Flickr no Yahoo... como fãs de toda a vida do Flickr e entusiastas da fotografia, esperamos trabalhar para melhoria da organização de fotos e buscas".

O grande destaque da empresa adquirida pelo Yahoo, é o seu software que analisa, classifica e categoriza as imagens, usando a tecnologia de reconhecimento facial. Vale salientar que no mês de maio, o Yahoo informou uma modernização de sua plataforma de fotos no seu serviço, onde publicaram uma mensagem que dizia o seguinte: "Queremos que o Flickr seja grande outra vez", dando menção assim de que essa compra não fora efetuada agora e sim já há algum tempo.

Desde que Marissa Mayer assumiu o comando da empresa em julho de 2012, o Yahoo já adquiriu 21 empresas, onde na sua maioria é companhias de startups e também alguns sites como o site de blogs Tumblr. Mayer possui planos audaciosos para o Yahoo, onde ela prioriza os dispositivos móveis o vídeo e o conteúdo digital personalizado, mas ainda aposta em aumentar a popularidade da empresa em outros países, ou seja, fora do território norte-americano.

Para dar mais força aos planos de Marissa Mayer, a empresa de pesquisa ComScore divulgou na última semana, dados de que o Yahoo superou o seu maior rival, Google, em termos de visitantes em seus sites na web; isso pela primeira vez desde 2011.