A impressão 3D, também conhecida como "técnica de fabricação aditiva" ou Fused Deposition Modeling (FDM) (modelagem por fusão e depósito) funciona basicamente através da adição de camadas sobrepostas. Atualmente existem vários modelos de impressoras 3D, sendo que cada qual trabalha de um modo distinto.

Através das impressoras 3D pode-se imprimir diferentes objetos formados a partir de materiais próprios, podendo incluir ligas plásticas, tecidos humanos e até alimentos.

Existem atualmente diferentes tipos de impressoras 3D, porém, a mais comum delas funciona de modo bastante simples. Inicialmente é necessário criar um objeto no computador. Assim, através de um software de adição em três dimensões é possível desenvolver várias formas.

Após criar o modelo tridimensional é necessário inseri-lo no software da impressora. Neste momento o criador terá que definir as dimensões da imagem. Feita a seleção das principais configurações o software da impressão irá compilar todos os dados e o sistematiza em várias camadas. Em seguida os dados são enviados para a impressora, que inicia todo o processo desenvolvido. Vale destacar que quanto mais detalhes forem selecionados, mais demorada ficará a impressão.

No entanto, a comunicação entre impressora e softwares ainda está bastante frágil. Pensando nisso, a Microsoft anunciou que o Windows 8.1 trará mais facilidade para a impressão 3D.

De acordo com um vídeo postado no blog oficial da companhia, a nova versão do sistema operacional da Microsoft contará com padrões de comunicação entre computadores e impressoras.

Umas das vantagens apresentadas é a diminuição, ou mesmo o fim, das perdas de dados durante as exportações. Outra é a melhoria na comunicação entre aplicativos e impressoras, que contariam com drivers mais estáveis e bem desenvolvidos. Além disso, terá o padrão da Microsoft, o 3MF. Através dele as fabricantes e desenvolvedoras teriam mais facilidade para encontrar o ponto ideal entre projetos ainda na tela do computador e a impressão física.

O Windows 8.1 deve ser lançado no dia 17 de outubro, no entanto, para que os consumidores possam ter acesso aos novos recursos da impressão 3D deverá demorar ainda mais tempo.