Windows 8.1 contará com suporte para impressão 3D

Microsoft anuncia que Windows 8.1 terá suporte para impressão 3D. Com isso, desenvolvedores e fabricantes teriam mais facilidade em encontrar o ponto certo para construir um projeto.

Por | @RafaelaPozzebon Tecnologia

A impressão 3D, também conhecida como “técnica de fabricação aditiva” ou Fused Deposition Modeling (FDM) (modelagem por fusão e depósito) funciona basicamente através da adição de camadas sobrepostas. Atualmente existem vários modelos de impressoras 3D, sendo que cada qual trabalha de um modo distinto.

Através das impressoras 3D pode-se imprimir diferentes objetos formados a partir de materiais próprios, podendo incluir ligas plásticas, tecidos humanos e até alimentos.

Existem atualmente diferentes tipos de impressoras 3D, porém, a mais comum delas funciona de modo bastante simples. Inicialmente é necessário criar um objeto no computador. Assim, através de um software de adição em três dimensões é possível desenvolver várias formas.

Após criar o modelo tridimensional é necessário inseri-lo no software da impressora. Neste momento o criador terá que definir as dimensões da imagem. Feita a seleção das principais configurações o software da impressão irá compilar todos os dados e o sistematiza em várias camadas. Em seguida os dados são enviados para a impressora, que inicia todo o processo desenvolvido. Vale destacar que quanto mais detalhes forem selecionados, mais demorada ficará a impressão.

No entanto, a comunicação entre impressora e softwares ainda está bastante frágil. Pensando nisso, a Microsoft anunciou que o Windows 8.1 trará mais facilidade para a impressão 3D.

De acordo com um vídeo postado no blog oficial da companhia, a nova versão do sistema operacional da Microsoft contará com padrões de comunicação entre computadores e impressoras.

Umas das vantagens apresentadas é a diminuição, ou mesmo o fim, das perdas de dados durante as exportações. Outra é a melhoria na comunicação entre aplicativos e impressoras, que contariam com drivers mais estáveis e bem desenvolvidos. Além disso, terá o padrão da Microsoft, o 3MF. Através dele as fabricantes e desenvolvedoras teriam mais facilidade para encontrar o ponto ideal entre projetos ainda na tela do computador e a impressão física.

O Windows 8.1 deve ser lançado no dia 17 de outubro, no entanto, para que os consumidores possam ter acesso aos novos recursos da impressão 3D deverá demorar ainda mais tempo.

Mais sobre: impressão 3D, Microsoft, Windows 8.1
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar