A partir desta quinta-feira (22), está disponível aos brasileiros um novo site de recomendações de locais de entretenimento, com dicas e sugestões em todo o país.  O Brasil é o 23º a contar com o site americano Yelp, uma famosa comunidade de recomendações de restaurantes e serviços.

Inicialmente, o serviço entra no ar contendo dicas e opiniões de lugares do Rio de Janeiro e São Paulo. De acordo com Miriam Warrem, vice-presidente de Novos Mercados do Yelp, internautas brasileiros já foram convidados para preparar o material.

Miriam ressaltou que não somente os grandes eventos esportivos como a Copa de 2014, que atraiu o serviço ao país.  "O Yelp foi lançado no Brasil neste momento porque já avaliamos vários fatores relacionados à demografia da população, a fatores sócio-econômicos, infra-estrutura tecnológica, etc. (...) e estamos ansiosos a ver a comunidade se desenvolver na preparação para a Copa do Mundo de Futebol mas, mais importante, para além do evento", disse.

O serviço também estará disponível em aplicativo para os sistemas iOS (iPad/iPhone), Android, Blackberry e Windows Phone. Com isso, usuários de smartphones ou tablets poderão usar a função conhecida como "Monocle", de realidade aumentada. Atualmente, mais de 10 milhões de internautas acessam a comunidade via dispositivos móveis.

Miriam reconhece a forte concorrência, como Foursquare, TripAdvisor e a comunidade local Kekanto, porém ela aposta no tempo de atividade. "Temos concorrente em todos os países em que estamos, mas trabalhamos nisso há muitos anos", argumenta.

"Fui uma das primeiras pessoas a escrever para o Yelp, em 2005 (...). Fiz mais de mil reviews e amizades que duram até hoje. Esta não é uma comunidade que só fica no on-line", afirma a especialista em dicas de restaurantes.

O Yelp foi criado em 2004, em San Francisco. A ideia surgiu quando um dos fundadores precisava de uma opinião sobre dentista. O serviço já conta com 42 milhões de avaliações e 108 milhões de visitantes todo o mês.