Meta da Anatel: 4G até 2019 em todo o território brasileiro

Presidente da Anatel acredita que até 2019 todo o território nacional já esteja coberto com o novo sinal 4G e até o início de 2016, o Brasil tenha pelo menos 300 mil orelhões oferecendo sinal Wi-Fi a seus usuários.

Por | @RafaelaPozzebon Hardware

De acordo com o presidente da Anatel, João Resende, o Brasil hoje conta com cerca de um milhão de orelhões, onde a grande maioria deles não funcionam como deveriam; com isso a ideia é modernizar pelo menos 300 mil deste total, onde esses mesmos deverão passar a oferecer sinal Wi-Fi a população. Ainda de acordo com João Resende, outros 400 mil orelhões deverão ser desativados.

A previsão de funcionamento dos “orelhões Wi-Fi” será entre 2015 a 2016, sendo que neste mesmo período, a internet móvel com as tecnologias 3G e 4G estejam disponíveis em todos os municípios brasileiros.

Os prazos e metas reais serão definidos durante a elaboração do edital da faixa de 700 MHz, que será reservada ao 4G. Vale salientar que o leilão desta faixa deva ocorrer entre os meses de abril e maio do próximo ano de acordo com informações do próprio presidente da Anatel.

Hoje em dia, o sistema 4G opera no Brasil com frequência de 2,5GHz, que foi leiloada em 2012. O edital para a faixa de 700 MHz que ainda não foi elaborado, deverá antes passar por uma consulta pública e assim votado em dezembro deste ano. A meta da Anatel é para que todo o Brasil consiga ter o sinal 4G até 2019.

Mais sobre: 4G, Anatel, metas
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.