A Google Play, loja de aplicativos para Android, passou a ser a primeira no ranking de downloads, passando inclusive da App Store.  No primeiro semestre deste ano a loja do Google registrou 10% a mais de downloads do que sua concorrente.

Mesmo assim, de acordo com dados da App Annie, a liderança em lucros ainda pertence a companhia da maçã, obtendo o dobro se comparado ao Google.

A Europa, Coreia do Sul, Índia, Rússia e Brasil são os mercados que mais baixam conteúdos da Google Play. Na loja da Apple, os Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido são os principais mercados.

O que há em comum entre os aplicativos mais baixados tanto na Google Play, quanto na App Store são os games. Para o Android, os jogos representam dois terços dos downloads, na Apple, o índice chega a 40%.

Em segundo lugar das categorias mais baixadas na Google Play aparecem os apps de comunicação instantânea, como o WhatsApp, os de produtividade, entretenimento e redes sociais.

Na App Store, por sua vez, em segundo lugar, as categorias mais baixadas são os aplicativos ligados a entretenimento, foto e vídeo, estilo de vida e produtividade.