Famosa obra de Leonardo da Vinci foi transformada em miniatura

Monalisa, uma das obras mais famosas do mundo, foi transformada na menor pintura do mundo. Ela possui apenas 30 micrômetros.

Por | @oficinadanet Tecnologia

Uma das obras mais famosas do mundo, a Monalisa, de Leonardo da Vinci, foi transformada em miniatura. Isso mesmo, a conhecida obra de arte foi reproduzida em escala milimétrica e acaba de se transformar na menor pintura já produzida.

A Obra possui apenas 30 micrômetros de largura, ou seja, ela é bem menor do que um olho de uma formiga. Para se ter uma ideia, 1 micrômetro representa 1/1000 de milímetro.

A “Micro Lisa”, como vem sendo chamada, foi desenvolvida por estudiosos do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos. Para concluir o projeto, o grupo precisou usar uma técnica de difícil manipulação, chamada de Nanolitografia ermoquímica (TCNL, na sigla em inglês).

Famosa obra de Leonardo da Vinci foi transformada em miniatura
Micro Monalisa

Controlando a temperatura, nossa equipe manipulou reações químicas para alcançar variações na concentração de moléculas em uma escala nanoscópica" disse a pesquisadora Jennifer Curtis ao site do Instituto de Tecnologia da Geórgia.

"O confinamento espacial dessas reações permitiu a precisão requerida para gerar imagens químicas complexas, como a Mini Lisa", completou Jennifer, segundo a nota oficial.

Vale notar que quadro original pintado por Leonardo está exposto no Museu do Louvre, em Paris.

Mais sobre: Mona Lisa miniatura micro
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar