Uma das obras mais famosas do mundo, a Monalisa, de Leonardo da Vinci, foi transformada em miniatura. Isso mesmo, a conhecida obra de arte foi reproduzida em escala milimétrica e acaba de se transformar na menor pintura já produzida.

A Obra possui apenas 30 micrômetros de largura, ou seja, ela é bem menor do que um olho de uma formiga. Para se ter uma ideia, 1 micrômetro representa 1/1000 de milímetro.

A "Micro Lisa", como vem sendo chamada, foi desenvolvida por estudiosos do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos. Para concluir o projeto, o grupo precisou usar uma técnica de difícil manipulação, chamada de Nanolitografia ermoquímica (TCNL, na sigla em inglês).


Micro Monalisa

Controlando a temperatura, nossa equipe manipulou reações químicas para alcançar variações na concentração de moléculas em uma escala nanoscópica" disse a pesquisadora Jennifer Curtis ao site do Instituto de Tecnologia da Geórgia.

"O confinamento espacial dessas reações permitiu a precisão requerida para gerar imagens químicas complexas, como a Mini Lisa", completou Jennifer, segundo a nota oficial.

Vale notar que quadro original pintado por Leonardo está exposto no Museu do Louvre, em Paris.