Parece que finalmente uma empresa irá lançar um processador com oito núcleos verdadeiros. Estou falando da MediaTek, que anunciou nesta semana o primeiro processador octa-core de "verdade" no mercado de dispositivos móveis.

Muitos se intitulam processadores de oito núcleos, bem como o Exynos 5 Octa da empresa sul-coreana Samsung, mas a grande diferença entre um e outro, é o sistema de operação entre eles, enquanto uma opera com os oito núcleos alternadamente a outra opera com os mesmos oito núcleos simultaneamente, pelo menos é isso que garante a empresa.

De acordo com a fabricante do chipset True Octa-Core, o mesmo foi desenvolvido para alocar poder de processamento em diferentes núcleos para cada aplicação e tarefas, realizando assim verdadeiramente uma operação multitarefa, podendo ainda habilitar cada aba do navegador em um processador diferente.

Com tudo, a MediaTek True Octa-Core, parece cumprir verdadeiramente com que promete em seu playback de vídeo e mais, promete ainda um desempenho maior de economia, chegando a poupar 18% do uso da bateria. Mas infelizmente a empresa ainda não revelou as especificações do processador e muito menos a data de lançamento. Sendo assim, irá demorar a colocarmos o poder do chipset a prova em um smartphone ou tablet.