De acordo com a ZDNet, o Google corrigiu uma falha de vulnerabilidade que atinge 99% dos Androids. Porém, os usuários terão que aguardar um pouco mais para serem contemplados, já que a companhia disponibilizou a atualização apenas para as fabricantes parceiras de aparelhos.

A falha foi descoberta pela BlueBox Security e foi divulgada na semana passada. A empresa de segurança identificou uma brecha no Android que permite que um cracker torne qualquer aplicativo em app malicioso. Tal vulnerabilidade poderia afetar até 99% dos aparelhos com o sistema operacional do Google no mundo todo.

O malware faria com que os invasores pudessem capturar dados e assim controlar as funções em qualquer dispositivo móvel, como mensagens e até ligações. Tudo poderia ser feito sem qualquer alarde, nem do próprio dono do aparelho.

A BlueBox Security revela que tal vulnerabilidade existe desde 2009, quando foi lançado o Android 1.6 Donut. Conforme a empresa foi identificado um método pela qual qualquer cracker poderia alterar o código APK do aplicativo sem a necessidade de quebrar a assinatura criptografada. Assim, os apps seriam carregados com o malware.