Pesquisadores dos Estados Unidos e da Suíça desenvolveram lentes de contato que faz com que  o usuário tenha visão semelhante à do Super-Homem . Conforme publicação do Daily Mail, as lentes de contato são usadas juntamente com um par de óculos 3D. A visão gerada é telescópica e possui aproximação de quase três vezes.

Os pesquisadores Joseph Ford, da Universidade da Califórnia, e Eric Tremblay, da EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne), na Suíça, foram os responsáveis pela criação do sistema que filtra a luz adaptando óculos fabricados usados em televisores 3D.

A parte mais difícil do projeto foi tornar as lentes 'respiráveis', disse Tremblay à BBC. "Se você quiser usar as lentes por mais de 30 minutos é necessário que elas permitam que o olho respire".

As lentes possuem 1 mm de espessura com 8 mm de diâmetro. No interior das lentes há pequenos espelhos de alumínio, que fazem com que a imagem seja aproximada quatro vezes do anel externo da lente. Assim, ao atingir a retina, a aproximação final do objeto chega 2,8 vezes. Quando não for necessário aproximar alguma imagem, as imagens que são captadas são bloqueadas por filtros polarizados.

As versões das lentes permeáveis aos gases deverão ser testadas em novembro, disse o pesquisador. O principal objetivo é que portadores de deficiência visual consigam usar o equipamento o dia inteiro. Clara Eaglen, gerente de ações de saúde da organização RNIB, responsável por auxiliar pessoas com problemas de visão, afirmou que a pesquisa é  muito interessante.

"É encorajador que produtos inovadores como as lentes de contato telescópicas estejam sendo desenvolvidos, especialmente quando melhoram a visão que sobrou nos pacientes. Qualquer coisa que ajude a maximizar a visão funcional é muito importante, porque as pessoas com deficiência readquirem alguma independência e ficam menos isoladas", disse Clara Eaglen.