Nasa encontra mais de 10 mil asteroides e cometas perto da Terra

Astrônomos identificaram mais de 10.000 asteroides e cometas que rodeiam no nosso "quintal".

Por | @oficinadanet Ciência

Astrônomos conseguiram identificar mais de 10 mil asteroides e cometas que podem passar perto do nosso planeta. Tal número foi atingido quando o telescópio Pan-STARRS-1, que está  localizado no cume da cratera vulcânica do Monte Haleakalā, no Maui (a 3 mil metros de altura), encontrou o 10.000° objeto espacial que circunda a Terra.

O asteroide, batizado como 2013 MZ5, foi descoberto no último dia 18 de junho pelo telescópio que faz parte dos projetos que são financiados pela Agência Espacial Americana, Nasa.

"Encontrar 10 mil objetos próximos à Terra é uma marca significativa", afirmou Lindley Johnson, da Nasa. "No entanto, há um número pelo menos 10 vezes maior ainda a ser descoberto antes que possamos estar certos de que teremos encontrado todos e quaisquer objetos que tenham a capacidade de impactar e causar danos significativos aos cidadãos da Terra", afirmou o pesquisador.

O asteroide descoberto recentemente possui cerca de 300 metros de diâmetro. Após ser analisada a sua rota, os astrônomos detectaram que a sua passagem não oferece riscos à Terra.

Dos 10 mil objetos já descobertos, apenas 10% possui mais de um quilômetro, tamanho considerado grande o suficiente para causar um dano global, caso atingissem a Terra. A Nasa, porém, informou que nenhum desses asteroides e cometas de grande porte representam uma ameaça ao nosso planeta.

Vale lembrar que a Nasa, atualmente, conseguiu detectar cerca de 95% dos grandes asteroides que passam perto do nosso planeta, isto é, somente aqueles que possuem diâmetro igual ou superior a 1 Km.  Diferentemente dos asteroides pequenos, aqueles que apresentam apenas 50 metros de diâmetro, ao qual somente 10% foram detectados.

Mais sobre: asteroides Nasa Terra
Share Tweet
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar