De acordo com a consultoria Gartner, a venda de computadores, smartphones e tablets terão acréscimo de 5,9% neste ano no mundo, com isso, o número de dispositivos comercializados chegará a 2,35 bilhões.

A venda de tablets registrará aumento de 67,9% em 2013, em contrapartida, a de computadores terá queda de 10,6%, se comparado ao ano anterior. O mercado de smartphones, por sua vez, deverá crescer 4,3%, chegando a 1,8 bilhão de aparelhos vendidos, informou ainda a Gartner.

Para 2013 está previsto a venda de 305 milhões de unidades de computadores, incluindo os de mesa e notebooks.  No mesmo período deverão ser comercializados 202 milhões de tablets.

A Gartner salienta que o declínio na venda de computadores no mundo se deve principalmente às "mudanças na preferência do consumidor", este que deseja maior mobilidade.

"Os consumidores querem produtos que funcionem a qualquer hora e em qualquer lugar, que permitam criar e consumir conteúdos facilmente, mas também querem compartilhar e acessar esse conteúdo a partir de uma vasta gama de aparelhos. Mobilidade é fundamental em ambos os mercados, maduros ou emergentes", disse Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisas da Gartner.