Na terça-feira (18), a Agência Espacial Americana, Nasa, pediu a colaboração de todos astrônomos amadores para monitorar possíveis asteroides que possam causar algum dano ao nosso planeta. Conforme informações, a Nasa já identificou 95% dos objetos que estão próximos da Terra, que possuem um diâmetro de ao menos um quilômetro.

Agora, a Nasa está contando com a colaboração de todos as pessoas, ou seja, órgãos públicos, parceiros internacionais e acadêmicos para "encontrar todas as ameaças de asteroides para a população humana e saber o que fazer com eles".

De acordo com Jason Kessler, executivo do programa que a Nasa nomeou de Grande Desafio do Asteroide, entre 50 e 100 astrônomos amadores já participaram da análise de curva de luz das rochas espaciais, capturando várias imagens de corpos astronômicos.

"Certamente vamos precisar de muito mais ajuda com isso, à medida que nossa taxa de detecção crescer", disse Kessler.

Vale lembrar que em fevereiro um meteoro de aproximadamente 17 metros de diâmetros caiu sobre a Rússia, causando vários estragos materiais e também ferindo 1.200 pessoas. Deste modo, qualquer meteoro, mesmo de tamanho pequeno, posse ocasionar grandes estragos no planeta.


Asteroides na terra

Os astrônomos acreditam que menos de 10% dos chamados NEOs ("objetos próximos da Terra", na sigla em inglês) com diâmetro inferior a 300 metros tenham sido detectados. O número cai bastante para os asteroides inferiores a 100 metros de diâmetro, ou seja, apenas 1% já foram localizados, informou a Nasa.

Kessler salienta que o objetivo agora é encontrar todos os NEOs com menos de 30 metros de diâmetro.A agência Espacial também divulgou que pretende capturar um asteroide de tamanho pequeno e em seguida redirecioná-lo para uma órbita estável e assim, em 2021, astrônomos poderão estudá-lo