O Google pretende levar internet a áreas remotas usando balões, desta forma atingiria uma grande parte da população mundial que vive em locais onde não existe sinal de internet. 

O projeto chama-se "Project Loon", a ideia é criar "uma rede de internet no céu". O uso de balões com cerca de 15 metros de diâmetro ficarão suspensos e subirão até a estratosfera. Os balões ficarão unidos sobre uma zona específica graças a uso de algoritmos que orientarão os balões. A energia utilizada para manter os balões suspensos será energia solar.

Acreditamos que realmente seja possível criar uma rede de balões voando ao redor do mundo nos ventos estratosféricos e fornecer internet para todo mundo. É muito cedo ainda para garantir o funcionamento, porém construímos um sistema que usa vento para se locomover a altitudes duas vezes mais elevados que os aviões comerciais e fornecerá velocidades semelhantes a redes 3G de hoje ou ainda mais rápido."

Esta é uma proposta audaciosa, e hoje em Christchurch, o Google fez uma conferência à imprensa com o primeiro-ministro da Nova Zelândia para revelá-lo formalmente. O Google também fará o maior teste do Projeto Loon: 50 pessoas em Christchurch dentro de uma faixa de 20 km dos balões verão se eles podem se conectar a partir do céu.

Veja vídeos do projeto Loon:

A tecnologia usada:

Vídeo incorporado do YouTube