Grupo de consumidores pretende bloquear compra da Waze

Grupo de defesa dos consumidores quer que compra da Waze pelo Google seja desfeita.

Por | @RafaelaPozzebon Negócios

Nesta quarta-feira (12), um grupo de defesa do consumidor divulgou um comunicado solicitando às agências antitruste dos Estados Unidos para bloquear a compra da Waze pelo Google. A alegação do órgão: com o negócio, um grande concorrente do Google em mapas para celular seria retirado do mercado.

"A proposta de compra do Google tiraria o concorrente mais 'viável' ao Google Maps para smartphones", segundo a organização Consumer Watchdog. Eles enviaram uma carta ao Departamento de Justiça e à Comissão Federal de Comércio dos EUA.

"O Google já domina o mercado de mapeamento on-line com o Google Maps", escreveu John Simpson, diretor do Consumer Watchdog. "A gigante da internet foi capaz de abrir seu caminho para a dominação ao favorecer injustamente o seu próprio serviço à frente de concorrentes como o Mapquest em seus resultados de busca on-line”.

Simpson ainda diz que a compara irá "permitir o acesso do Google a ainda mais informações sobre a atividade on-line de tal forma que irá aumentar a sua posição dominante na internet”.

Vale lembrar que na terça-feira (11), o Google, o Google anunciou a compra do Waze, dona do famoso aplicativo de mapeamento de tráfego em ruas.  O valor da transação não foi revelado.

"Estamos entusiasmados com a perspectiva de melhorar o Google Maps com os recursos de atualização de tráfego fornecidos pelo Waze e melhorar o Waze com os recursos de busca do Google”, disse Brian McClendon, vice-presidente de geolocalização.

O Waze foi criado pelos empreendedores Uri Levine, Ehud Shabtai e Amir Shinar em 2008 e é responsável por desenvolver um aplicativo que reúne informações em tempo real do trânsito, juntando dados de mapas e também informações compartilhadas pelos usuários. O aplicativo funciona como uma rede social com GPS e está disponível para smartphones com sistema operacional Android (Google) BlackBerry OS (BlackBerry), iOS (Apple), Symbian (Nokia) e Windows Mobile (Microsoft).

Mais sobre: waze, google, bloquear
Share Tweet
DESTAQUESRecomendadoMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.