Na segunda-feira (10), o astronauta mais popular do momento, Chris Hadfield, anunciou em uma coletiva de imprensa na cidade de Longueuil, província de Québec, que irá se aposentar no dia 3 de julho. O canadense ganhou muita notoriedade após compartilhar com as pessoas a sua vida no espaço. O astronauta voltou à Terra no dia 14 maio, após passar cinco meses no espaço, a bordo da Estação Espacial internacional (ISS, sigla em inglês).

Hadfield disse que optou pela aposentaria após volta da sua missão. O astronauta, de 53 anos, disse que "foi uma aventura incrível", ao comentar os seus 35 anos de piloto de combate durante a Guerra Fria e astronauta da Agência Espacial Canadense (CSA, na sigla em inglês).

Ao falar sobre a sua última missão na ISS, disse que foi "uma espécie de ápice de toda a minha carreira desde que era um menininho sonhador de 9 anos que pensava em voar ao espaço". Para  justificar a sua aposentaria, Hadfield disse que " é hora de fazer outra coisa".

"Em um mês, me aposentarei da Agência Espacial Canadense e só me dedicarei a assuntos privados", disse ainda Hadfield na coletiva.

Hadfield conquistou milhares de seguidores nas redes sociais após relatar e mostrar a sua vida no espaço. O astronauta publicou várias imagens da Terra vista do espaço e ainda imagens de coisas mais corriqueiras, como tomar banho, comida, higienização das mãos, entre outros.

O astronauta, que fala inglês, francês e russo, sem dúvida alguma, soube usar muito bem as redes sociais para relatar a vida no espaço. Por esta razão, já possui mais de 800 mil seguidores na sua conta do Twitter.

O astronauta das redes sociais, disse que ainda está se readaptando a vida na Terra, que seu coração encolheu e perdeu muita massa óssea, no entanto, garantiu que deverá estar "quase de volta à normalidade no início de setembro".