Diversos novos dispositivos vêm sendo lançados com o sistema móvel da Microsoft, o Windows Phone, que apesar de novo é uma grande aposta e vem se mostrando como uma alternativa aos já consolidados Android e iOS. Porém no momento, o grande problema é a falta da grande maioria dos aplicativos encontrados em outros dispositivos, a exemplo do Instagram, que deve ser lançado no dia 26 deste mês para o Windows Phone.

Confira a lista dos melhores aplicativos gratuitos para Windows Phone:

Redes Sociais -

Instance

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Se você utiliza o Instagram e optou por um smartphone com Windows Phone, deve ter ficado chateado ao descobrir que ainda não foi lançado uma versão oficial do aplicativo para o sistema, apesar de alguns rumores sugerirem que será lançado ainda este mês. Mas uma ótima alternativa é o Instace, excelente cliente do Instagram com suporte a rede social e diversos filtros encontrados na aplicação para outros sistemas.

Apesar de desenvolvido independentemente, o aplicativo traz basicamente todas as funcionalidades do Instagram para o Windows Phone, sendo possível acessar seu perfil, compartilhar fotos com efeitos, legendas e também "likes". Também é possível compartilhar com o Facebook. Se você utiliza o Instagram, é a melhor solução disponível.

A versão gratuita possui as mesmas funções da versão paga, porém são exibidos alguns anúncios.

Editor de Imagens -

Fhotoroom

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Eleito o melhor aplicativo para fotos de 2012 e com mais de 1,5 milhões de downloads, o Fhotoroom é um dos melhores e mais populares aplicativos para edição profissional e compartilhamento de imagens diretamente com suas redes sociais.

A nova versão do aplicativo traz uma nova interface, tornando mais fácil e prático a edição de imagens, além de adicionar diversos novos filtros. Na área de compartilhamento social, agora é possível ligar seu perfil diretamente à sua conta do Facebook ou Twitter, por exemplo.

Produtividade -

Evernote

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

O mesmo aplicativo com a mesma funções incríveis encontradas nas versões para Android e iOS, o Evernote é um aplicativo simples e fácil de usar que não pode faltar no Windows Phone. O aplicativo lhe ajuda a manter-se organizado, permitindo a você salvar notas para ideias, imagens e gravações, sincronizando tudo com outros dispositivos e seu computador.

Além de trazer toda sua interface customizada para a versão do Windows Phone, o Evernote é muito prático e funcional, auxiliando na organização de suas tarefas com um excepcional sistema de classificação de notas.

Mapas -

gMaps

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Apesar não ser desenvolvido pela Google, o gMaps é uma ótima ferramenta de mapas para o Windows Phone, sendo uma das melhores alternativas a falta de um aplicativo oficial da Google ao utilizar diversos recursos próprios da gigante, além de oferecer uma agradável interface no melhor estilo Windows.

O sistema de mapas é muito funcional, além de oferecer recursos como o Google Latitude, dados de transito e rotas alternativas, Street View e busca de locais. Também é possível ver os locais favoritos e últimos lugares visitados.

Rádio -

TuneIn Radio

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Não é a toa que este aplicativo também está em nossa lista para iOS e Android, o TuneIn Radio é simplesmente um dos melhores aplicativos para ouvir diversas rádios do mundo inteiro, e tudo de forma simples e rápida para que você conheça uma nova e excelente maneira de ouvir rádio.

A versão para Windows Phone traz uma interface totalmente customizada, com um design limpo e fácil para encontrar suas rádios preferidas, dispondo de mais de 70.000 estações e mais de 2 milhões de programas para você ouvir a hora que desejar.

Player de musica -

MusicXmatch

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Agora ficou muito mais rápido e fácil identificar as músicas que tocam no rádio e TV com o MusicXmatch. Além de identificar as músicas tocadas no ambiente, este ótimo tocador ainda permite visualizar a letra de músicas em 18 idiomas.

Com um tocador completamente integrado ao maior banco de dados de letras do mundo, o usuário terá acesso a mais de 7,3 milhões de letras de músicas, podendo optar pela disponibilidade offline para suas músicas preferidas, além de encontrar músicas diretamente do Zune.

Mesmo se não utilizar o sistema de legendas, o MusicXmatch ainda vale a pena ser baixado, pois é um excelente tocador e disponibiliza todas suas músicas rapidamente de forma simples e prática.

Utilitários -

Adobe Reader

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Leitor oficial de PDFs da Adobe e dispensa qualquer apresentação, permitindo manter o mesmo nível de eficiência no seu dispositivo como se estivesse lendo um PDF no computador, oferecendo a melhor experiência possível.

O aplicativo traz suporte a multigestos, acelerômetro e compatibilidade com diversos outros aplicativos, como clientes de e-mail e rede sociais, além possuir excelente nível de renderização, tornando-se o aplicativo perfeito para leitura deste tipo de arquivo.

Navegador -

UC Browser

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Se estiver cansado do Internet Explorer do Windows Phone, a melhor alternativa que você irá encontrar é o UC Browser, navegador simples e muito rápido que substitui com muitas vantagens o IE, principalmente após sua última atualização que adicionou diversos novos recursos.

Dentre suas funcionalidades, podemos destacar o leitor de QR Code, Desktop mode para visualizar páginas como se estivesse no computador, função Speed Boost que é capaz de melhorar o carregamento de sites e downloads, além é claro da nova homescreen e melhorias no funcionamento, que o tornaram mais rápido e estável.

Jogos -

Minecart Madness Free

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Dentre as tantas utilidades de um smartphone, ter um jogo divertido para passar o tempo é algo que não pode faltar, por isso o Minecart Madness é uma ótima pedida. O jogo muito desafiador consiste em sobreviver o maior tempo possível com um carrinho de mina e passando por diversos trilhos. Evite diversos obstáculos ao longo do percurso para ganhar pontos e bônus extras

Ferramentas -

PC Remote

Top 10 aplicativos grátis para Windows Phone

Este aplicativo é muito útil e tem como função principal transformar seu dispositivo com Windows Phone em um verdadeiro controle remoto para seu computador, tornando possível sentar no sofá e desfrutar de todo conteúdo disponível em seu PC sem precisar utilizar um teclado ou mouse.

O aplicativo conta com diversas funções e atalhos, sendo simples abrir um programa, ver vídeos, ou até navegar na internet com seu computador apenas utilizando seu smartphone, sem precisar estar conectado por cabo algum.