A Foxconn, maior fabricante de eletrônicos do mundo, incluindo o iPhone a iPad, declarou durante a Computex, feira de tecnologia que acontece em Taiwan, que está desenvolvendo "mais de cinco" aparelhos baseados no sistema operacional Firefox OS, da Mozilla.

A fabricante , que é muito popular por ser a responsável por produzir produtos da Apple, também fabrica computadores, televisores e consoles de videogames para outras grandes companhias, como Sony, Nintendo, HP, Nokia, entre outros.

A Foxconn firmou parceria com a Mozilla com o objetivo de construir um ecossistema em volta do seu sistema operacional. A partir disso, a empresa pretende oferece aos seus clientes "designs de referência" com base no sistema. De acordo com Young Liu, gerente geral do grupo de inovação em sistemas digitais da Foxconn, dentre os aparelhos estão smartphones, tablets, notebooks e TVs.

De acordo com Liu, a intenção da Foxconn não é usar a sua própria marca, mas sim ajudar os clientes a fazer a transição para a nova era, ou seja, a "pós PC".

"Não pode ser como no passado, quando usávamos hardware para competir. Você tem de competir em toda a experiência do usuário", disse ele. "Esperamos que o com o Firefox possamos criar um ecossistema para ajudar nossos clientes a aumentar sua vantagem competitiva".

Os primeiros smartphones equipados com o sistema operacional Firefox OS irão chegar aos principais mercados ainda neste ano. Dezoito operadoras e cinco fabricantes de aparelhos, entre eles a Sony, Huawei Technologies e LG Electronics, planejam lançar produtos equipados com o sistema da Mozilla.