O especialista em segurança, Dan Rosenberg, conseguiu identificar uma falha de segurança no lançamento recente da Samsung, o novo Galaxy S4. Tal falha de segurança permite que se possa instalar qualquer sistema no aparelho, mesmo que o programa esteja travado pela operadora.

Ao ligar o Galaxy S4, o smartphone verifica se o sistema instalado é autorizado antes de passar a executá-lo e é nesse momento que o aparelho carrega um código inicial de boot, que não pode ser modificado, mas o especialista em segurança, Rosenberg conseguiu enganar esse carregamento, fazendo com que o sistema instalado modificasse o próprio código de inicialização do aparelho; a partir daí, todas as instalações podem ser modificadas.

Mas tem um, porém em tudo isso, de acordo com a própria Samsung, a empresa diz ter instalado no Galaxy S4 um método de criptografia que não deveria ter sido quebrado assim tão facilmente, tal sistema deveria levar anos para ser quebrado, garante a empresa.

Nos Estados Unidos, as maiores operadoras de telefonia móvel, AT&T e Verizon, vendem o Samsung Galaxy S4 com essa restrição, sendo que a partir da quebra desta segurança, o usuário poderá usar o aparelho em qualquer operadora que desejar.