A Agência Espacial Americana, Nasa, investiu 125 mil dólares em um protótipo de impressora 3D de comida. Com isso, os astronautas poderão ter uma nova opção de alimento para longas viagens.

O projeto está sendo desenvolvido pelo engenheiro mecânico Anjan Contractor, da Systems & Materials Research Corporation (Corporação de pesquisa em sistemas e materiais, em tradução livre). Caso a impressora dê certo, será muito benéfico para a Nasa, já que um dos grandes problemas em longas viagens espaciais é justamente o fato de armazenar alimentos, já que embalagens ocupam muito espaço e a comida estraga rapidamente.

No entanto, de acordo com o portal de notícias Quarts, o engenheiro não pretende limitar a sua criação apenas para alimentar astronautas, mas sim, ajudar a solucionar o problema de escassez de alimentos no mundo.

Para preparar as comidas, a impressora contará com cartuchos com materiais biológicos, ou seja, óleos, proteínas e pó e carboidratos. Com a combinação dos cartuchos a impressora irá formar camada por camada uma determinada refeição. Cada cartucho terá validade de 30 anos.

Contractor já testou a máquina imprimindo chocolate. O próximo desafio será imprimir uma pizza. Para isso, a impressora irá formar na primeira camada a massa, em seguida, o molho (mistura de tomate em pó, água e óleo).

Assista a impressão de chocolate: