A equiparar com as velocidades de hoje, será possível fazer download de um filme em 1 segundo. A Samsung anunciou que conseguiu fazer testes entre dois equipamentos usando a tecnologia 5G, na frequência de 28GHz, separados por dois quilômetros de distância, a transferência dos dados foi de 1 gigabyte por segundo.

Comparado com o 4G, que faz transmissão de 75 megabytes por segundo, a nova geração de internet móvel será centenas de vezes mais rápida, porém não estará no mercado antes de 2020, segundo a Samsgung. 

A empresa vem trabalhando em conjunto com o governo chinês, que fevereiro de 2012 declarou que iniciou pesquisa sobre a nova rede. Já a Europa pretende aplicar 50 milhões de euros, segundo a Comissão Européia, para que o projeto saia do papel até 2020. 

Com a nova tecnologia, será possível transmitir arquivos gigantes em poucos segundos. "os assinantes do serviço serão capazes de desfrutar de uma vasta gama de serviços, tais como filmes em 3D, jogos e streaming em tempo real de conteúdo com ultra-alta definição", disse a empresa.

A conexão 5G, por ser sem fio, poderá vir a calhar em países emergentes pela falta de estrutura de cabeamentos, assim a tecnologia sem fio poderá atuar sem grande necessidade de investimentos em estrutura física.