Como criar modelos prontos no Word?

Aprenda a criar modelos prontos de documentos no Word, facilitando o processo de criação de novos arquivos, sem que seja necessário fazer novamente a formatação do conteúdo.

Por Pular para comentários
Como criar modelos prontos no Word?

O Microsoft Word é líder no segmento de processadores digitais de textos, tudo graças à sua interface simples e clara, mas sem perder os recursos altamente profissionais. Lançado em 1983 para DOS, hoje o Word é considerado uma ferramenta essencial para se ter no computador, possuindo versões para Windows e MacOS, além de uma versão online do pacote chamado Office 365, recentemente lançado.

Muitas pessoas utilizam o Word para criar inúmeros arquivos, porém acabam perdendo um bom tempo apenas na formatação dos novos documentos, mas esse processo pode ser extremamente simplificado, bastando apenas criar um modelo com o seu padrão de documentos.

Criando um modelo de documento no Word

Se você utiliza o Word para fazer diversos documentos com algum tipo de formatação padrão, possuir um modelo pode ser de grande ajuda, pois não será necessário fazer novamente a formatação a cada novo documento.

A versão utilizada neste artigo foi do Office 2007, mas a dica é perfeitamente aplicável às demais versões.

Criar um modelo do Word é bem simples. Com o Word aberto, crie um novo documento em branco;

Como criar modelos prontos no Word?

Neste documento você poderá fazer todas as alterações que deseja que se tornem padrão para documentos futuros criados com base no modelo, como formatação do texto, espaçamento, parágrafos, estilos, ou seja, qualquer opção aplicável a documento do Word, inclusive um texto de exemplo;

Como criar modelos prontos no Word?

Clique em Salvar para que o modelo seja salvo no computador. Você deverá selecionar o tipo do arquivo como Modelo do Word (.dotx). Após, basta clicar em salvar;

Como criar modelos prontos no Word?

Você verá que o documento continuará aberto, mas com a extensão .dotx;

Como criar modelos prontos no Word?

Pronto, agora você já possui um modelo com definições padrões de seus documentos.

Se você salvou o modelo na pasta padrão de modelos do Word, você pode clicar em Novo, e então em Meus modelos, para ver os modelos criados. Selecione seu modelo e clique em Documento para criar um novo documento com as predefinições feitas;

Como criar modelos prontos no Word?

Se você salvou o modelo em outro local, ele não aparecerá na lista dos modelos criados, mas basta dar dois cliques no arquivo que foi salvo e um novo documento com as definições feitas será aberto.

Quando abrir o arquivo, você perceberá que ele possui as mesmas características do modelo, porém agora na forma de um documento;

Como criar modelos prontos no Word?

Se você desejar fazer alguma alteração no modelo, você terá de abrir o arquivo modelo através do Word, selecionando Abrir e então selecione o modelo.

Este método é muito útil para criar vários documentos com o mesmo padrão de formatação e é simples de fazer, praticamente eliminando o tempo perdido com ajustes.

Compartilhe com seus amigos:
Comentários:
Carregar comentários