Sexta-Feira, 03 de maio; de acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o governo federal começará a licitar os novos canais de VHF da faixa de 700 MHz para a TV Digital somente a partir de 2016, após o processo de digitalização encontrar-se em estágio avançado.

Ainda dentro de suas declarações, Paulo Bernardo disse que "os novos canais de VHF viraram um ponto de discórdia, pois falaram que nós íamos colocar TVs públicas no VHF alto, canais 7 a 13, mas isso não é verdade". Bernando disse que as TVs estão sendo colocados no Ultra High Frequency (UHF) como todas as outras TVs que existem no mercado.

O ministro ainda destacou que está conversando com as universidades, fazendo testes para ver como será a recepção deste sinal e ver se esses mesmos canais não estão sendo captados por aparelhos celulares, onde a partir daí a falta de mobilidade será enfatizada, pois para o ministro os canais mais baixos exigem gastos menores, e se propagam mais longe, com isso terão bastante uso.

Paulo Bernardo também disse que nos próximos dias deverá fechar com o Planalto o texto do decreto que muda o prazo para a digitalização dos canais até 2018.

As linhas VHF são utilizadas para a transmissão de rádio FM e transmissões televisivas. Também é muito utilizada para navegação terrestre, comunicações aéreas e radioamadorismo.