Completou neste último domingo, dia 28 de abril de 2013, 10 anos do serviço de vendas digitais de músicas da Apple, o iTunes, que em 2012, lançou um modelo próprio de cobrança por conteúdo na internet, sendo este serviço responsável por um faturamento de US$ 4 bilhões só no ano passado.

Mas voltando as comemorações de 10 anos do iTunes da Apple, o mesmo começou modesto em 2003, sendo lançado com apenas 200 mil músicas, todas elas sendo vendidas a US$ 0,99 cada e na época liberada a comercialização somente para computadores Mac.

A música mais adquirida em 2003 pelos usuários do serviço era "Stuck in a Moment", do U2 e o álbum mais vendido era o do cantor Beck, com o álbum "Sea Change". Só na primeira semana de lançamento do iTunes, mais de um bilhão de músicas foram vendidas.

Hoje, 10 anos depois, a iTunes conta com 26 milhões de músicas em seu cardápio, onde em fevereiro deste ano, o serviço de vendas digitais de músicas da Apple, atingiu a incrível marca de 25 bilhões de downloads.

Para isso, o vice-presidente da empresa da maçã na área de software e serviços, Eddy Cue, declarou que a média hoje de músicas baixadas por minuto no serviço é de 15 mil músicas.

A iTunes hoje conta com lojas em 119 países, entre eles o Brasil, que recebeu sua loja em dezembro de 2011. Mesmo sendo a pioneira no serviço oferecido, a Apple hoje enfrenta várias críticas pela forma de como vende suas músicas pelas demais empresas concorrentes e a mesma responde por três processos abertos em 2005, 2006 e 2007, onde as reclamantes alegam que o iTunes possui um formato de vídeos e filmes vendidos pelo serviço que faz com que a empresa exerça um monopólio, pois impedem que sejam executados em outro equipamentos que não seja os da empresa da maçã.

Vale salientar que esses processos ainda estão correndo na Justiça norte-americana.