O famoso sistema operacional do Google, o Android, não foi pensado originalmente para ser usado em smartphones e tablets, mas sim em câmeras digitais. A declaração foi feita pelo próprio criador do Android, Andy Rubin, durante uma apresentação no Japão.

De acordo com Rubin, o Android foi desenvolvido inicialmente para melhorar a  conexão entre câmeras digitais e computadores. Nos planos do criador também havia aplicativos em câmeras.

Rubin contou ainda que a tendência para um mercado móvel mudou em 2007 antes mesmo do lançamento do iPhone pela Apple. Com isso, o foco do Android foi repensado.

"Nós decidimos que as câmeras digitais não eram um mercado grande o suficiente. Eu estava preocupado com a Microsoft e com o Symbian. Não tinha preocupações com o iPhone ainda", disse Rubin.

Na época também foi registrado uma queda do preço dos componentes para dispositivos móveis, o que facilitou muito a opção do sistema operacional.

"Nós queríamos a maior quantidade possível de celulares rodando o Android. Portanto, em vez de cobrar US$ 59 ou US$ 69 no sistema, nós o oferecemos de graça, pois sabíamos que a indústria era sensível aos preços", disse Rubin.