Projeto Mozilla comemora 15 anos

O projeto desenvolvido pela Netscape Communications, Mozilla, comemora os 15 anos esta semana. O navegador web da empresa teve sua primeira versão em 2002 e na época o mercado era dominado em 90% pelo Internet Explorer.

Por | @oficinadanet Internet

A quinze anos atrás, a Netscape Communications lançou o código fonte do seu navegador web e seu suite mail e criou o Projeto Mozilla. A Nestcape passava sob uma pressão comercial, pois a Microsoft começou a realizar a distribuição gratuita do Internet Explorer, assim a Netscape tomou uma medida radical, liberando o núcleo (código aberto) para criar uma comunidade em torno deste código.

Ao passar dos anos, o desenvolvimento foi avançando com base a este código liberado, e em 2002, foi lançada a primeira versão, a Mozilla 1.0. O Mozila chegou num mercado em que 90% era dominado pelo Internet Explorer.

Em 2004, o Firefox 1.0 foi lançado e começou a ter o impacto que a organização esperava. Em 2005, o download foi realizado mais de 100 milhões de vezes e, até 2008, tinha alcançado 20% do mercado, um feito que não passou despercebido em outras grandes empresas, tanto que naquele ano o Google anunciou o Chrome, seu navegador próprio.

Projeto Mozilla comemora 15 anos

A Mozilla já migrou para manter uma plataforma "Open Web", juntamente, prossegue o desenvolvimento do Firefox (browser), e também elaboração de sua plataforma para dispositivos móveis, HTML5/CSS/Javascript e Firefox OS. A organização estuda expandir seus softwares educacionais, como o WebMaker Mozilla, que se propõe a criar conteúdo web com habilidades necessárias. "O mundo preciso do Mozilla", afirmou Baker.

Como parte da semana de comemorações, a Mozilla está sugerindo maneiras de contribuir para diversos projetos, para relatar fatos significantes do Mozilla/Firefox.

Mais sobre: mozilla firefox browser
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo