De acordo com especialistas, o mundo foi afetado recentemente pelo maior ataque cibernético já registrado na história. Essa semana o mundo se deparou com uma internet mais lenta. O motivo ocorreu após uma disputa entre duas empresas que acabou em um ataque DDoS que impediu servidores DNS de funcionarem normalmente.

O ataque teve início no dia 19, porém, nos últimos dias ficou mais evidente. Em uma ponta da briga aparece a empresa Spamhaus, especializada em combater spam, que está sofrendo ataque em seus servidores. Do outro lado está uma empresa de hospedagem chamada Cyberbunker. Esta empresa tem como slogan:  Hospedamos qualquer coisa, menos pornografia infantil e informações relacionadas a terrorismo. A  Cyberbunker não assumiu os ataques.

A briga entre as duas empresas teve início quando a Spamhaus adiciou servidores da Cyberbunker e acabou espalhando esta informação para provedores que contratam o serviço em todo o mundo. Assim, as mensagens enviadas de servidores Cyberbunker acabaram sendo marcadas como spams. A empresa hospedeira, por sua vez, não gostou nenhum pouco da atitude.

As empresas CloudFlare e Akamai Networks, que monitoram o tráfego global da web, informaram que o ataque DDoS contra a Spamhaus é imenso. De acordo com o arquiteto de redes da Akamai, Patrick Gilmore, os ataques DDoS alcançam patamares de 50 Gigabits por segundo. Contra a Spamhaus atinge picos de 300 Gigabits por segundo. Assim, sendo já considerado o maior ataque da história da internet.

Steve Linford, executivo-chefe do Spamhaus, em uma entrevista à BBC disse que a escala do ataque não tem precedentes.

"Estamos sofrendo este ciberataque por ao menos uma semana". "Mas estamos funcionando, não conseguiram nos derrubar. Nossos engenheiros estão fazendo um trabalho imenso em manter-nos de pé. Este tipo de ataque derruba praticamente qualquer coisa".