Lidar com a bateria dos smartphones não é tarefa fácil. Dependendo do uso que fizemos dele, a carga não dura muito mais que um dia, o que requer carregamentos freqüentes. Wi-Fi, 3G, Facebook, Twitter, mensagens, tudo ocupando energia da bateria.

A questão é que, várias vezes ao dia, talvez, não estamos com a internet ao nosso alcance e, mesmo assim, o Wi-Fi continua ativado, utilizando bateria. E não é só isso. Quando desativamos, esquecemos de ligar quando chegamos em casa/no trabalho e ele fica ali, parado, quando poderia (deveria) estar trabalhando!

Se você tem tal problema, esse artigo é para você. Aqui vamos apresentá-lo ao aplicativo Sentry, um app gratuito e que promete automatizar as suas conexões Wi-Fi. Você tem também a opção de comprar a versão paga por, mais ou menos, R$ 2,00. A diferença é que a versão paga não possui propagandas, enquanto a gratuita exibe um cabeçalho com propagandas de diversas coisas.

Mas como ele funciona?

De uma maneira extremamente simples! Após fazer o download do aplicativo e instalá-lo, ele já estará funcionando automaticamente. Vamos ver quais as funções dele, caso queira configurar algo do seu jeito:

Enabled: Clique para ligar ou desligar o aplicativo

Show Notification: Caso esteja habilitado, exibe um aviso na barra de notificações quando o Sentry estiver em funcionamento.

Override when turned off: Você não perde a conexão caso desligue o aplicativo.

Connect delay (seconds): Defina um tempo (em segundos) que o app ficará buscando uma rede.

Polling: Buscará freqüentemente por conexões que estjam disponíveis.

Interval (minutes): Defina (em minutos) o tempo que o aplicativo esperará antes de fazer uma nova busca por conexões. OBS: Só funciona com a opção "Polling" habilitada.

Check WiFi when screen unlocked: Busca uma rede Wi-Fi sempre que a tela de bloqueio do Android é desbloqueada;

Start Sentry on reboot: Caso a opção esteja habilitada, o Sentry vai iniciar junto com o sistema operacional quando você desligar/ligar o telefone.

Por fim, o aplicativo necessita de seis autorizações:

1) ACCESS_WIFI_STATE: Usada para checar se o Wi-FI está ligado ou desligado

2) INTERNET: Utilizada para carregar propagandas

3) CHANGE_WIFI_STATE: Usado para desligar/ligar a Wi-Fi

4) RECEIVE_BOOT_COMPLETED: Usada para iniciar o Sentry quando o smartphone é ligado

5) ACCESS_NETWORK_STATE: Usado para verificar se a Wi-Fi está conectada

6) CHANGE_NETWORK_STATE: Necessário em alguns dispositivos para ligar a Wi-Fi.

E aí? Possui esse problema e curtiu o aplicativo? Faça um teste!