Na terça-feira (19), o Twitter conseguiu o registro da patente do seu próprio microblog. A patente está descrita como um serviço de mensagens que podem ser publicadas em ampla audiência, não somente para uma única pessoa, e que podem aparecer para quem seguir o usuário que fizer a publicação.

Biz Stone, cofundador do Twitter, comemorou patente por meio do microblog: "Sou oficialmente um inventor (meu sonho desde criança)!" O registro da patente do Twitter foi concedido a Biz Stone e Jack Dorsey.

A descrição é exatamente o que o Twitter oferece aos seus usuários. A patente foi solicitada em julho de 2007 e também fala em "emitir publicamente uma mensagem de update", o que acaba sendo bastante preocupante para outros sites que são permissivos para que se possa escrever no próprio perfil  sem ter um destinatário específico.

O Twitter, no entanto, salientou que não tem intenção de processar qualquer concorrente que ofereça um serviço semelhante ao microblog. O Twiiter afirma, porém, que pretende usar a patente  apenas de modo defensivo.

"Como muitas empresas, aplicamos para patentes em um monte de invenções nossas. Também pensamos muito sobre como essas patentes podem ser usadas no futuro, e é justamente por isso que introduzimos o Acordo de Patente do Inovador, para manter o controle dessas patentes nas mãos de engenheiros e designers", afirmou o microblog pelo próprio Twitter.