De acordo com dados divulgados pela consultoria E-bit,  na terça-feira (19), o comércio eletrônico no Brasil registrou faturamento de 22,5 bilhões de reais no ano de 2012. Este número representa um crescimento de 20% em relação a 2011. Pedro Guasti, diretor geral da E-bit, disse que a alta está associada a ações promocionais das lojas, bem como o investimento em datas comemorativas, como o Natal e Dia das Mães.

"Na segunda metade do ano, o mercado conseguiu equilibrar a balança com o incremento de vendas de produtos de maior valor, como tablets, smartphones e notebooks", disse Guasti. "O Natal teve especial contribuição para o movimento do ano, com volume de 3,06 bilhões de reais registrados entre novembro e dezembro."

Outra razão para o grande aumento no número de vendas foi a inserção da versão brasileira da Black Friday, tradicionalmente conhecida pelos descontos nos Estados Unidos.

Entre os produtos vendidos, os eletrodomésticos aparecem no topo da preferência, atingindo 12,4% das vendas. Moda aparece logo atrás, com 12%. A área de saúde, beleza e medicamentos ficou em terceiro lugar, com 12%.

A E-bit afirma que mais de 42,2 milhões de pessoas já realizaram ao menos uma compra on-line. O número de compras virtuais deverá aumentar em 2013 em 25% em relação a 2012, acredita Guasti.