O uso de smartphones do mundo inteiro para acessar a internet é bastante alto. Nos Estados Unidos, uma pesquisa realizada pela Pew Research Center indicou que 37% dos adolescentes entre 12 e 17 anos navegam pela internet através do celular.

Deste total de adolescentes, 23% alegam que ficam online através de seus smartphones, e não mais por computadores de mesa ou mesmo notebooks.

De acordo com a pesquisa, 78% dos adolescentes possuem celular. Dentre eles, 47% possui um smartphone. Deste modo conclui-se que 37% do total de adolescentes possui um smartphone. A pesquisa do ano de 2011 indica que apenas 23% possuía um aparelho.

Também foi constatado na pesquisa que quanto mais velho, o domínio de um smartphone aumenta. Assim, 74% dos adolescentes entre 14 e 17 anos acessam a internet através de celulares, tablets e outros aparelhos móveis.

Do total de adolescentes pesquisados, a maioria deles, ou seja, 93% deles possui um computador com acesso à internet em casa.

A Pew entrevistou um total de 802 pais e 802 respectivos filhos adolescentes, em um período entre 26 de julho e 30 de setembro de 2012.