A Agência Espacial americana, a Nasa, anunciou que o jipe-robô Curiosity precisou ser desligado devido a uma grande erupção solar que foi detectada nesta semana. Caso o robô continuasse na ativa, ele poderia sofrer danos.

Assim, para evitar qualquer problema em decorrência do jato de radiação em direção a Marte, a Nasa suspendeu temporariamente as atividades do Curiosity. Uma nuvem de gás superaquecido está se movendo em direção ao Planeta Vermelho a uma velocidade de 3,2 milhões de Km/h.

O jipe-robô possui proteção contra os efeitos atmosféricos de Marte, porém, para garantir que não haja qualquer dano, a Nasa não hesitou em interromper as atividades. No entanto, outros três equipamentos continuarão na ativa.

As erupções de grande intensidade, como a que está acontecendo agora, podem danificar algum aparelho. No ano de 2003, uma tempestade solar acabou desativando o detector de radiação da sonda Odyssey.

O Curiosity está em Marte desde agosto de 2012. A sua missão é explorar o planeta durante dois anos. O trabalho do robô está concentrado na região conhecida como Cratera Gale. Os cientistas querem descobrir se Marte já teve um ambiente com vida microscópica ou mesmo se tem condições que preservam tais indícios.